terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Sobre lugares marcados

Durante minhas incontáveis (li)viagens de ônibus (no trajeto Ribeirão-São Paulo, principalmente), já cansei de ver pessoas sentando em lugares que não compraram. Alguns por engano mesmo, normal. Muitos, pela velha Lei de Gérson ("Gosta de levar vantagem em tudo, certo?") - resultando na cena já usual: o sujeito chega e se senta confortavelmente à janela e, logo mais, o constrangido 'dono' do lugar chega e, sutilmente, indica que há um equívoco, ao que o 'esperto' responde com uma cara cínica e uma troca de lugar. Acho, sinceramente, o constrangimento desnecessário e evitável, com um pouco de educação.
Primeiramente: se você quer sentar perto da janela, compre um assento perto da janela (eles custam o mesmo, fikdik, mas em geral é preciso comprar com um pouco mais de antecedência). Não deu? Fique no lugar que você comprou e, depois que o 'dono' do lugar chegar, peça gentilmente pra trocar e explique a razão (náuseas, um amigo sentado ao lado, sei lá). E, se ele não quiser, paciência - é direito dele.
Quando os cinemas de São Paulo começaram a vender ingressos com lugares marcados, li algo sobre as pessoas desrespeitarem as marcações. A matéria em questão mencionava como o sistema funcionava bem, por exemplo, na Alemanha, onde as pessoas permaneciam em seus lugares mesmo que o cinema estivesse vazio e houvesse, eventualmente, um lugar que parecesse melhor do que o que lhes cabia. Eu não acho que seja necessário ser tão radical, e não sou o tipo de pessoa que advoga a superioridade anglo-europeia sobre a cultura brasileira, não mesmo. Digo mais: os europeus ainda têm muito o que aprender conosco - em matéria de amabilidade e até higiene, entre outras coisas. Mas essa cultura de respeito e disciplina (obtida à custa de educação e mesmo fiscalização efetiva e punição, em certos casos), despida de 'jeitinhos', é algo que ainda falta a muitos de nós, infelizmente.

(Mas não troco isto aqui, com todos os defeitos, por lugar nenhum! prontofalei)

4 comentários:

Li S. disse...

Pode ser que eu seja excessivamente metódica, mas adoro cinemas e outras coisas que trabalham com lugares marcados, muito mais fácil de se programar e tal..

Beijo xuxu!

Unknown disse...

nunk prestei mt atenção... mas eu olho pessoas marcadas! como o coleguinha da Vanda hahaha ou pessoas desconhecidas que começam a falar e falar e falar e assim vai... ou caras q falam com alguma mulher e ela parece meio desinteressada mas ele mantem o assunto.
família e amigos eu tbm noto, mas eu gosto mais de olhar as pessoas marcadas pelo destino.
e aí eu fico pensando pq é q isso aconteceu, oq será q elas tinham e comum além daquele ônibus, desde quando elas se conhecem, pq elas optaram por virem juntas.
altas reflexões até eu dormir... as pessoas acham q eu to ouvindo música? nãããão, a bateria acabou faz tempo! eu to vendo pessoas

Anônimo disse...

Acho que respeitar lugares marcados no ônibus é o mínimo do bom senso, gente (bom senso super em falta no mundo desde há muito tempo, mas ultimamente virou insensatez epidêmica mesmo); acho que não ia curtir cinema com lugares marcados (vide a mania de resolver ver um filme cinco minutos antes da sessão), poxa, eu ia ter que viver me programando! E pra ir no cinema! No teatro tudo bem, super compreensível - preços diferentes e tal de acordo com o lugar - mas o cinema o preço é o mesmo (praticamente, né, tem a meia e tal, mas enfim, releva)!!

=*** e suco de kiwi!

Paçoca disse...

Eu acho q não só o lugar que as pessoas deveriam respeitar mais, e sim o outro em td, no transito, na faculdade e talz, desrespeito cansa neh! Alias essa parada de lugar eh uma coisa do inferno, sempre tem nego q troca lugar pra ficar na frente ai xega o dono ai o cara fica com akela cara de cú ai desculpa olhei errado! Mas acho que seria super legal se a gente podesse ver com quem iria viajar do lado, imagina ai vc xegava na empresa e veria nossa, aquela pessoa incoveniente vou mudar assento ou se n nossa aquela mina linda vou sentar aqui do lado ou ateh no colo dela aiehiauehuei
bjos e suco de melancia
pq melancia >>>> kiwi